segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O que são Perseidas?

      
Perseida ao fundo da Via-Láctea
 Anualmente, nos meses de Julho e Agosto, é possível observar no céu uma chuva de meteoros. Está chuva no entanto é bem peculiar, as Perseidas ou Perséiades, como são chamadas, são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto no céu em que parecem vir, o "radiante" localizado na constelação de Perseus. As chuvas acontecem quando a Terra atravessa um rasto de meteoros, que é a chamado de  "Nuvem Perseida" e se estende ao longo da órbita do cometa Swift-Tuttle. A nuvem consiste das partículas ejetadas pelo cometa durante sua passagem perto do Sol. Grande parte do material presente na nuvem possui mais de 1.000 anos, não obstante existe também uma região relativamente recente contendo um material proveniente da passagem do cometa em 1862.



O Cometa Swift-Tuttle, originalmente designado como 109P/Swift-Tuttle, foi descoberto independentemente por Lewis Swift (daí o nome) em 16 de julho de 1862, em Marathon, Nova York, e por Horace Parnell Tuttle, da Universidade de Harvard, em 19 de julho de 1862. O cometa fez uma aparição de retorno em 1992 quando foi redescoberto pelo astrônomo japonês Tsuruhiko Kiuchi, podendo ser visto com binóculos. Este cometa é o mesmo cometa Kegler, que foi visto em 1737 é o maior de todos os objetos celestes que fazem repetidas passagens próximas à Terra, seu período de translação é de aproximadamente 130 anos.

Cometa Swift-Tuttle
As Perseidas terão sua máxima intensidade na meia-noite do dia 12 para 13 de agosto, porém infelizmente isso ocorrerá apenas nas ilhas Canárias, no Antlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário