terça-feira, 1 de setembro de 2015

Paranaense é destaque em olimpíada de astronomia

Observar o céu nunca foi o bastante para o estudante João Paulo Krug Paiva. Entrou para o clube de astronomia da escola ainda na 7.ª série, antes mesmo de ter aulas de Física. O hobby o levou longe: até a Indonésia. Aos 16 anos, ele foi o brasileiro mais bem colocado na 15.ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada entre julho e agosto deste ano.
João enfrentou 317 competidores de 41 países. Ficou em 81.º lugar no quadro geral e em 8.º entre os que receberam “menção honrosa”, dada a alunos que tiram entre 50 e 65 (de um total de 100 pontos). Além dele, outros três colegas da equipe brasileira conquistaram a menção.
Resultado de imagem para joão Paulo Krug PaivaO que separa esses estudantes dos brasileiros é um período de dois a três anos. Não de idade – a competição é só para quem está na etapa escolar equivalente ao nosso ensino médio – , mas de preparação. É o tempo que um aluno destes países “ouro” se dedica, noite e dia, aos estudos da astronomia e da astrofísica.
Em Curitiba, tornou-se frequentador assíduo do planetário do Colégio Estadual do Paraná (CEP). “Ele já chegou aqui tendo em mente todas as constelações e estrelas”, conta o professor Ademir Pereira, astrônomo do CEP. Leitura de planetário é uma das categorias de prova da IOAA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário